AVALIAÇÃO
PROVA
Todas as provas serão compostas de questões objetivas (marcar x) e dissertativa (redação) e terá de 10 a 15 questões divididas em três níveis.
- As questões de nível 1 são objetivas, onde o aluno deverá assinalar a alternativa correta que corresponda ao autor/pensamento estudado, ou seja, o aluno devera demonstrar ter aprendido os conceitos/autores/pensamento estudado.
Exemplo questão Nível 1
1) Segundo Aristóteles (384-322 a.C), a arte possui um caráter purgatório/purificador, capaz de provocar um sentimento de satisfação espiritual no individuo que a faz/contempla. O conceito utilizado pelo filósofo para determinar essas características na arte é:
a) Mímesis d) Positivismo
b) Catarsis e) Existencialismo
c) A priori
- As questões de nível 2 são objetivas, onde o aluno devera assinalar a alternativa correta após relacionar o conhecimento apreendido com demais saberes, bem como comparar pensamento/autores.
Exemplo questão nível 2
1) Acreditava que toda obra de arte era mimética, ou seja, apenas uma cópia que estava afastada 3 graus da Verdade, portanto era inútil ao estado, dizia o filósofo “Se um artista aparecer em nossa cidade, vamos tratá-lo bem, em seguida vamos convidá-lo a se retirar de nossa cidade”. – Acreditava que mesmo a obra de arte ser mimética e estar afastada da Verdade, ela pode ser útil sim ao estado, pois contribuiu para a educação/formação dos jovens.
De acordo com seus conhecimentos sobre o assunto, tais definições sobre as obras de arte podem ser atribuídas, respectivamente à:
a) Aristóteles e Platão d) Sócrates e Aristóteles
b) Santo Agostinho e Platão e) Platão e Kant
c) Platão e Aristóteles
- Nota-se que nesse caso não basta ter decorado o pensamento dos autores, é preciso compará-los.
- As questões de nível 3 serão dissertativas. Nela o aluno devera utilizar o pensamento do autor estudado, relacionar à problemas cotidianos (apresentado na questão) e buscar apresentar uma solução para o problema.
Exemplo questão nível 3
1) A Industrial Cultural tem contribuído para o enfraquecimento do Belo nas obras de arte. Sendo o Belo a capacidade que a obra de arte tem em produzir o efeito catártico, apresente sugestões de como poderemos utilizar a Industria Cultural para realizar produções artísticas bela (Catártica) e não apenas massificação mimética.
TRABALHO
Para os trabalhos realizados em sala ou fora da sala de aula, a forma de avaliação será de acordo com as questões de nível 3 da prova, ou seja, não basta apenas resumir o pensamento do autor estudado, objetiva-se apresentar sugestões, criticas, opiniões aos problemas propostos e possíveis soluções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário