segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

AULA 2 - CARACTERÍSTICAS DO PENSAMENTO FILOSÓFICO

CARACTERÍSTICAS DO PENSAMENTO FILOSÓFICO

Ao contrário do estereótipo que afirma que o filósofo é um ser com a cabeça nas nuvens, sem nada conhecer da vida, a prática da reflexão filosófica nos coloca dentro da vida, não para aceitá-la como dado imutável, mas para revirá-la até encontrar seus sentidos mais profundos. O trabalho do filósofo é refletir sobre a realidade, qualquer que seja ela, descobrindo seus significados.
Como isso é feito?
Em primeiro lugar, vamos estabelecer o que é a reflexão. Refletir é pensar, considerar cuidadosamente o que já foi pensado. como um espelho que reflete a nossa imagem, a relfexão do filósofo deixa ver, revela, mostra, traduz os valores envolvidos nos acontecimento e nas ações humanas.
Para chegar a essa revelação, a reflexão filosófica, segundo Demerval Saviani, deve ser:
a) Radical, ou seja, ir até a raiz dos acontecimentos, aos seus fundamentos. à sua origem, não só cronológica, mas no sentido de encontrar os valores originais que possibilitaram o fato. A reflexão filosófica, portanto, é uma reflexão em profundidade.
b) Rigorosa, isto é, seguir um método adequado ao objeto em estudo, como todo o rigor, colocando em questão as respostas mais superficiais, comunas à sabedoria popular e a algumas generalizações científicas apressadas.
c) de Conjunto, pois, c omo ja foi dito, a filosofia não considera os problemas isoladamente, mas dentro de um conjunto de fatos, fatores e valores que estão relacionados entre si. A reflexão filosófica contextualiza os problemas tanto verticalmente, dentro do desenvolvimento histórico, quanto horizontalmente, relacionando-os a outros aspectors da situação da época.
Por isso, embora os sistemas filosóficos possam chegar a conclusões diveras - dependendo das premissas de partida e da situação histórica dos próprios pensadores -, o processo do filosofar deverá sempre resultar em uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto.
Segundo Gilles Granger, filósofo francês, "resignar-se a seta condição plural do conhecimento filosófico não é, necessariamente, professar um relativismo. se o conhecimento filosófico é relativo, não é por ser o puro e simples reflexo de uma época ou de um temperamento, de toda forma. O conhecimento filosófico é, sob seus diferentes avatares, a interpretação da experiência de uma época, de um homem ou de um grupo, pois, como toda obra humana, historicamente marcado".
REFERÊNCIA: ARANHA, Maria L. A. MARTINS, Maria H. P. Temas de filosofia. Ed Moderna, São paulo: 2005

Um comentário:

William Andrade disse...

OUTRO DIA UM SEGREDO DA ALMA HUMANA ME FOI REVELADO POR MEU INCONSCIENTE, ATRAVÉS DE UM INSIGHT, A MANEIRA MAIS SIMPLES DE NÃO ENTRAR EM CRISE, É NÃO SAIR DELA!