segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Aula 1 - Por que filosofia?



INTRODUÇÃO
A adolescência é um momento privilegiado da vida, pos é quando começamos a questionar regras, valores, comportamentos, crenças , idéias. É a etapa da vida em que escolhemos quem queremos ser, começamos a desenhar um projeto de futuro. Os modelos de comportamento de nossas familias, que seguimos durante a infância, ja não bastam. queremos experimentar outros modos de viver, de ser, de aparecer, Surgem as perguntas: quem sou? de onde vim? pra onde vou? o que desejo do futuro? Como realizar os meus sonhos?É nessa fase da vida que se dá, então, o inicio do processo de reflexão filosófica. Vamos conhecer algumas de suas caracteristicas e conceitos fundamentais, que vão enriquecer o debate que travamos internamente e com o mundo.
A TAREFA DA FILOSOFIA
A filosofia é um modo de pensar, é uma postura diante do mundo. Ela não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo. Ela é antes de mais nada, um mode de se colocar diante da realidade, procurando refletir sobre os acontecimentos a partir de certas posições teóricas. A filosofia é um jogo irreverente que parte do que existe, critica, coloca em duvida, faz perguntas importunas, abre a porta das possibilidades, faz-nos entrever outros mundos e outros modos de compreender a vida.A filosofia incomoda porque questiona o modo de ser das pessoas, das culturas, do mundo. Questiona as práticas politicas, técnica, ética, economica, cultural.
O NASCIMENTO DA FILOSOFIA
A reflexão filosofica nasceu na Grécia no século VI a. C. com os filósofos que antecederam a Sócrates. A passagem da cibscuebcua nutuca e religiosa para a racional e filosófica não foi feita de um salto. Esses dois tiupos de consciencia coexistiram na sociedade grega, assim, como dentro de certos limites, coexistem na nossa.A filosofia grega é marcada pela cosmogonia, ou seja, o estudo do cosmos. Sobre a origem das coisas, da árché (principio de tudo).Assim, como exemplo temos Tales de Mileto que afirmava ser a água a origem de tudo. Heráclito dizia ser o fogo quem dava origem a tudo que existe. Demócrito dizia ser algo não definivel mas indívisivel, era o a-tomo (não divisivel), assim como o conceito comum que temos hoje em dia de átomos. Para Demócrito tudo era formado por átomos (particulas não divisiveis).
O PENSAMENTO FILOSÓFICO
Quando a filosofia surgiu, entre os gregos, no século VI a. C., ela englobava tanto a indagação filosófica propriamente dita quanto o que hoje chamamos de conhecimento científico. O filósofo teorizava sobre todas as coisas, por isso filósofos como Aristóteles possuem grande escritos sobre as diversas áreas do conhecimento: biologia, ética, movimentos dos corpos, física, lógica, etc...Com o auge do império romano, roma passa a ser o centro da atividade intelectual da época, incorporando cultura de outras regiões, como a grécia. Por isso até o século I, a filosofia romana tem como base e principios a filosofia grega.No entanto com o surgimento da religião cristã, que passa a dominar não somente o governo mas também a atividade cultural, intelectural, a filosofia inicia seu período medieval. Período marcado pela doutrina da religião cristã. Assim, como filósofos expoentes dessa época temos: Santos Agostinho, São Tomaz de Aquino, Santo Anselmo, entre outros. Ainda nesse período a filosofia era o conjunto total de todos os conhecimentos (cosmologico, ontologico).A ruptura da filosofia com as demais áreas do conhecimento irá ser realizar a partir do século XVI quando Descartes (filósofo francês) da inicio ao período moderno, a divisão do todo para se estudar as partes, ou seja, com isso passa a surgir as disciplinas de geografia, psicologia, matemática, física, etc...
Referência: ARANHA. Maria L. A. MARTINS. Maria H. P. Temas de filosofia. Ed. Moderna. São Paulo: 2005

Nenhum comentário: